No ano de 2011 foi criado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego conhecido como Pronatec do Rio de Janeiro que oferecem diversos cursos gratuitos para a população do Rio. Para quem ainda não conhece, o programa tem como seu principal objetivo expandir e fazer com que todos os brasileiros tenham acesso ao estudo, conquistem uma Formação Profissional e Tecnológica. Tudo isso trará mais competitividade às indústrias, junto com o desenvolvimento do país.

Uma das instituições que oferece este tipo de curso é o SENAI,  todos os cursos são para a área do setor industrial. Cada tipo de curso exige um grau de escolaridade do aluno, podendo ser o Ensino Médio, Completo ou o Ensino Fundamental Completo, e como é um curso custeado pelo Governo Federal não é necessário que o aluno pague nada por isso, sendo totalmente gratuito. A carga horária mínima é de 160 horas, mas depende bastante de qual curso você estará matriculado,  todos os meses abrem novas inscrições para cursos Senai.

O SENAI oferece oportunidade a todos os brasileiros, por isso podemos contar com mais de 471 unidades espalhadas por todo o Brasil que oferecem cursos por meio do Pronatec, seu maior objetivo é gerar até 2012 , 4 milhões de empregos na indústria brasileira. Você pode escolher em qual profissão deseja se formar, afinal são mais de 200 opções! Hoje em dia as oportunidades de se especializar em certas áreas são bastante e não podemos perdê-las!

Se você é aluno do ensino médio, beneficiário do bolsa família, soldado das forças armadas ou solicitante reincidente do seguro desemprego, pode estar acessando o site do SENAI e fazer a sua inscrição agora mesmo! No site, você deve acessar a área de cursos e unidades, logo depois você escolhe o curso que deseja fazer e então preenche as solicitações.

Para mais informações, acesse o site da Pronatec