Vagas de emprego e cursos gratuitos oferecidos pelo Via Rápida Emprego do Governo de São Paulo, serão ao todo 30 mil vagas em cursos de capacitação profissional, o programa preve beneficiar mais de 400 mil pessoas até o ano da copa 2014.

As 30 mil vagas serão divididas entre 401 municípios, os cursos serão oferecidos em várias áreas sendo comércio, indústria e construção civil. Segundo o governador Geraldo Alckmin os alunos que estiverem desempregados irão receber uma bolsa auxílio no valor de R$210 no período de frequência no curso, serão cursos curtos, onde a duração máxima pode ser de 80 até 200 horas. Vale lembrar que não haverá vestibular, além do bolsa auxílio garante o governador uma bolsa auxílio transporte no valor de R$120.

As vagas serão destribuídas da seguinte forma sendo 2.528 vagas para a capital,  23.520 para a região interior e na Baixada Santista e  3.952 na Região Metropolitana de São Paulo.

Para participar a idade mínima é de 16 anos, o aluno deve saber ler e escrever e deve ser morador da Grande São Paulo, a seleção será por meio de renda familiar, e escolaridade, ou seja os mais necessitados terão vaga garantida no projeto. As turmas estão com data prevista para começo de Agosto, o curso será oferecido de segunda a sábado, na parte da manhã ou de tarde em Fatecs, Etecs ou Senai.

Os interessados podem realizar as inscrições através do portal eletrônico www.viarapida.sp.gov.br, devem estar portando os documentos originais como carteira de identificação RG e CPF. Após a seleção a lista dos candidatos escolhidos será divulgada pelo site.